As cores e a produtividade no trabalho

As cores e a produtividade no trabalho

Sabia que as cores do seu escritório influenciam a sua produtividade? As respostas emocionais de cada pessoa às diferentes cores têm implicações na concentração, motivação, bem estar e criatividade no trabalho:

- Azul: esta cor é associada a um ambiente calmo e tranquilo, que ajuda a produtividade e a concentração. É apropriada para atividades que exigem atenção aos detalhes.

- Verde: é a cor da natureza, criando harmonia e equilíbrio nas equipas. Acredita-se que esta cor ajuda a reduzir o stress e é apropriada para ambientes de trabalho onde a criatividade é importante.

- Amarelo: é uma cor energizante, que estimula a positividade e a criatividade. Contudo, demasiado amarelo pode ser contraproducente, pelo que o ideal é combinar com outras cores mais neutras.

- Vermelho: é uma cor que suscita emoções fortes, assocada a energia, paixão e urgência. Demasiado vermelho pode causas stress nas equipas.

- Laranja: combina a energia forte do vermelho com a positividade do amarelo. É uma cor revigorante, que estimula o entusiasmo nas pessoas. Deve ser utilizada com moderação, combinada com outras cores.

- Cores neutras (cinza, beje e branco): criam um ambiente limpo e profissional. O cinza associa-se a sofisticação, enquanto o beje e branco promovem a simplicidade e clareza.

- Roxo: esta cor pode inspirar ideias inovadoras, uma vez que está associada a criatividade e imaginação. Se esta cor for mais clara – lilás – tem um efeito calmante; se for mais escura cria um ambiente associado a luxo.

A luz dos espaços pode também influenciar a produtividade. Ambientes com luz natural e a temperatura correta ajuda as pessoas a serem mais produtivas!

Agora que já sabe um pouco mais sobre o impacto das cores no ambiente de trabalho, qual destas vai escolher na próxima compra de material de escritório?

Partilhar Tweet Afixar
Regressar ao blogue